O Psicopata Dissimulado:
Seu comportamento se caracteriza por um forte disfarce de amizade e sociabilidade. Apesar dessa agradável aparência, ele oculta falta de confiabilidade, tendências impulsivas e profundo ressentimento e mau humor para com os membros de sua família e pessoas próximas.
Na realidade, didaticamente poderíamos comparar o Psicopata Dissimulado como uma mistura bastante piorada dos transtornos Borderline e Histérico da Personalidade. Isso significa que ele pleiteia um estilo de vida socialmente teatral, com persistente busca de atenção e excitação, permeada por um comportamento muito sedutor.
Por essas características Millon já considerava o Psicopata Dissimulado como uma variante da Personalidade Histriônica, continuamente tentando satisfazer sua forte necessidade de atenção e aprovação. Essas características não estão presentes no Psicopata Carente de Princípios ou no Malévolo, os quais centram em sí mesmo sua preocupação e são indiferentes às atitudes e reações dos outros.
Esse subtipo dissimulado costuma exibir entusiasmo de curta duração pelas coisas da vida, comportamentos imaturos de contínua buscas de sensações. Seguindo as características básicas e comuns à todos os psicopatas, o dissimulado também tende a conspirar, mentir, a ter um enfoque astuto para com a vida social, a ser calculista, insincero e falso.
Muito provavelmente ele não admite a existência de qualquer dificuldade pessoal ou familiar, e exibe um engenhoso sistema de negações. As dificuldades interpessoais são racionalizadas e a culpa é sempre projetada sobre terceiros.
A contundente falsidade é a característica principal deste subtipo. O Psicopata Dissimulado age com premeditação e falsidade em todas suas relações, fazendo tudo o que for necessário para obter exatamente o que querem dos outros.
Por outro lado, em diferentemente do Psicopata Carente de Princípios ou do Psicopata Malévolo, parece desfrutar prazerosamente do jogo da sedução, obtendo excitação nas conquistas.
Mesmo aparentando intenções de proteger certas pessoas, o Psicopata Dissimulado é frio, calculista e falso, caracterizando mais ainda um estilo fortemente manipulador. Essa característica pode ser conseqüência da convicção íntima de que ninguém poderá amá-lo ou protegê-lo, a menos que consiga manipular a todos.
Apesar de reconhecer que está manipulando seu entorno social, tenta convencer aos outros de que suas intenções são boas e que suas atitudes são, no mínimo, bem intencionadas.
Quando as pessoas com esse tipo de psicopatia são pressionadas ou confrontadas, sentem-se muito encabulados e suas reações oscilam entre a explosão agressiva e vingança calculista.
A característica afabilidade dos Psicopatas Dissimulados é superficial e extremamente precária, estando sempre predispostos a depreciarem imediatamente a qualquer um que represente alguma ameaça à sua hegemonia, chegando mesmo a perderem o controle e explodirem em cólera.
O psicopata no amor
Ele se "alimenta" da ingenuidade, da dependência, se excita demais cada vez que sente que está dominando, que a companheira está "na dele"...
Ele aparenta ser um companheiro maravilhoso, tudo o que uma mulher sonha na vida, sempre atencioso, até demais, sempre faz a mulher se sentir nas nuvens...
Assim é o jogo de sedução, antes ele lê a personalidade feminina, colhendo sutilmente informações dela, para depois dar o bote...
Lembramos que as cobras, antes de morder, acariciam suas presas, os psicopatas agem da mesma forma...
Psicopatas são pessoas que aparentam ser muito humanas, solidárias, de bom coração, mas existe uma má intenção por detrás dessa personalidade "impecável".
Como podemos saber se convivemos ou não com um psicopata? Seria muito difícil, pois o diagnóstico da psicopatia só é dado por um especialista, o Psiquiatra.
Quem são os psicopatas?
Psicopatas, ao contrário do que muitos pensam, não são loucos, ao contrário, são pessoas extremamente inteligentes e que usam sua inteligência para seduzir, manipular suas vítimas, se excitam em ver a presa "capturada", seduz a pessoa até a pessoa se apaixonar perdidamente sem se envolver, não tem um pingo de sentimento!!!
Ele faz a pessoa se envolver sem se envolver. Quando o psicopata se cansa da brincadeira, simplesmente sai "à francesa", some, desaparece sem dar notícias.
Ele se diverte com o sofrimento alheio, com a ingenuidade, com o coração puro. Esses sim são os que considero "papa anjos", não porque são pedófilos, muitos nem são isso, mas papam anjos porque "se alimentam das ilusões alheias".
A mente do psicopata é diabólica, arquiteta muito bem os seus planos, tudo é premeditado, muito bem pensado.
Conselhos preciosos:
Eu aconselho às mulheres a desconfiarem de todo homem que vem com conversa bonita, do tipo: "você é a mulher mais linda que eu já vi na minha vida", ou "não sei mais viver sem você" (nesse último caso, psicopatas podem inventar estarem apaixonados à primeira vista, ou ainda desde que teclou pela primeira vez com a pessoa)
Sentimentos profundos vem com o tempo, não adianta. Paixões podem sim surgir, mas tudo no início deve ser levado com muita cautela, queremos amar? ótimo, mas devemos amar com os dois pés no chão, se é que isso é possível...
Jamais acreditem no homem que promete grandes favores a vocês!!! Falsas promessas de casamento a curto prazo, promessas de jantar à luz de velas, lua de mel na Ilha dos Açores, é tudo papinho para seduzir.
Eles agem assim mesmo, transformam a ilusão em realidade (aparente realidade)
DESCONFIE DE PERFIS COM FOTOS EXTREMAMENTE BELAS, UM TOP MODEL NUNCA VAI PROCURAR NAMORADA EM SITES DE RELACIONAMENTO!!!(já que terá muitas mulheres a seus pés)
ABRA SEUS OLHOS E NÃO CAIA NA CONVERSA DE UM SUPOSTO FAKE (PERFIL FALSO) OU AINDA DE UM GOLPISTA.
Texto: http://kellvi.multiply.com/journal/item/13
O seu post foi bastante elucidativo. Eu sou vítima de um psicopata dissimulado. Casei com um e pude observar nele todos o itens acima.
ResponderExcluirDepois de um incidente q pois em risco a sua mascara, começaram as agressões psicologicas que me levaram a tentativa de suicidio. Hj sou separada dele mas temo por minhas filhas. A mais velha bate de frente com ele e ele esta tentando convence-la q ela sofre de claustrofobia na tentativa de minar opisicologico dela.
O mais incrivel foi q a foi minha filha(de 14 anos) q me ajudou a identificar a patologia dele através de um programa de tv. Pois não conseguiamos entender o comportamento dele.E foi assim q chegamos a um site de psiquiatria e ao seu blog. E para nosso espanto, parecia q vcs estavam falando do meu ex marido. Ele já está destruiu duas familias seu alvo sempre´são mulheres com problemas de auto estima, ele usa se alimenta e destroi sem demonstrar qualquer culpa, remorço... nada